NA HORA DE ILUMINAR A CASA............

Vários são os tipos de objetos com a função de iluminar e decorar a casa. Dentre os mais comuns e usados internamente em residências estão os plafons, os spots, as arandelas, os pendentes, os lustres e luminárias de chão e mesa

* O PLAFON é usado no centro do ambiente, geralmente instalado na superfície do forro e normalmente não embutido. Pode ser a fonte principal de luz do ambiente, nos casos de quartos, salas de estar e de jantar. Emite luz direta (focada em uma direção) ou indireta (refletida para o teto e assim iluminando todo o ambiente). Os de luz direta são ótimos para sala de jantar, estar; e os de luz indireta para quartos, pois são mais confortáveis à vista. Porém nada impede o uso deste último (indireto) em salas de estar, vai depender do uso e da sensação a qual você queira trazer ao ambiente.

 

* Os SPOTS, como o próprio nome acusa, iluminam um ponto específico do ambiente. Podem ser de embutir ou não. Os embutidos no forro, normalmente são usados em conjunto, e em diversos cômodos. Não devem ser colocados unitariamente como fonte principal do ambiente, pois iluminam apenas uma pequena área. Para trazer iluminação total ao cômodo, o ideal é colocar mais de um, por exemplo: numa cozinha em formato de I usa-se dois ou mais (vai depender do tamanho da cozinha).

* Os PENDENTES são luminárias que descem do teto por um fio. É aquele que fica pendurado no teto mesmo. Ótimo para decorar salas de jantar, estar, bancadas, laterais da cama, vai depender de sua criatividade. Podem ser colocadas diretamente na laje. Não são normalmente usadas como fonte principal de luz em um ambiente, pois em sua maioria promovem uma luz direcionada, focada, parecido com o efeito do Spot.

* As ARANDELAS são luminárias instaladas nas paredes, sua função maior é promover efeito decorativo ao plano onde for instalada. As arandelas provocam uma penumbra sofisticada ao ambiente. Podem ser usadas nas laterais da cama, sobre os criados-mudos, varandas, terraços e também como luz balizadora de caminhos.

 

* Os LUSTRES são aqueles suspensos no teto, com várias lâmpadas. Normalmente escolhidos para dar destaque em salas de jantar, estar, halls de entrada, até mesmo compor a decoração de quartos. Podem ser usados como iluminação principal do ambiente.

Pronto! Agora é só escolher qual efeito você quer trazer para seu ambiente, conversar com seu Engenheiro ou Arquiteto, e ótimas compras!

IMAGENS: