SAIBA O QUE É CONFORTO TÉRMICO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

Locais que não são classificados positivamente quanto ao conforto térmico são um problema. Além de afetar os ocupantes da edificação também pode representar sérios riscos para a saúde. Desse modo, é possível afirmar que, em ambientes onde a temperatura se encontra nos extremos, o nível de concentração de uma pessoa pode diminuir drasticamente, prejudicando a qualidade da atividade que estava sendo realizada.

Outro ponto importante que devemos ressaltar é em relação ao bem-estar, uma vez que é difícil se manter em um local onde a temperatura não está apropriada, o que pode, inclusive, gerar mudanças de humor e alterações fisiológicas mais sérias.

Em ambientes de trabalho, as consequências de um desconforto térmico podem ser ainda mais acentuadas. Por consequência disto, graves acidentes de trabalho podem acontecer. Isto é, as condições térmicas de um local jamais devem ser negligenciadas, especialmente em espaços onde há contínua permanência humana.

Escolha tintas e acabamentos mais claros. Eles refletem o calor. Cuide das aberturas: portas e janelas devem ter tamanhos adequados para haver as corretas trocas de temperaturas sem perder o conforto. As soluções verdes também são bem vindas. Afinal, quem não gosta de se recostar à sombra de uma árvore.

O profissional de engenharia e arquitetura o ajudarão a desenvolver um projeto com essas características ou solucionar esse problema caso você tenha na sua edificação.